segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Tronco de natal de chocolate e frutos vermelhos

Chegou aquela altura do ano em que as comidas mais saudáveis ficam de lado, não é verdade? Vá nem sempre, mas quem não gosta de um bom doce de natal? A receita de hoje é um tronco de natal recheado com doce de frutos vermelhos e uma generosa cobertura de chocolate. 


Parece mais complicado do que é na verdade, claro que a decoração é ao teu gosto, eu decidi tentar dar um toque o mais natural e real possível, adorei o resultado. Este bolo vai fazer sucesso na tua mesa de natal.

Ingredientes:

Para o bolo:

4 ovos L
4 c. sopa de açúcar
4 c. sopa de farinha de trigo
3 c. sopa de cacau em pó
1 pitada de sal
1 c. café de fermento em pó

Para o recheio e cobertura:

200g de chocolate negro
200ml de natas
Doce de frutos vermelhos q.b. para rechear


Para decorar usei pasta de açúcar branca para fazer os cogumelos, pinheiro e raspas de chocolate para fazer a 'terra', mas tudo isto é opcional.

Preparação:

Começa por pré-aquecer o forno a 180º. Unta com manteiga e forra com papel vegetal um tabuleiro de 30cm por 40cm ou com medidas semelhantes e reserva.

Separa as gemas das claras. Em uma tigela bater as claras em castelo até ficarem bem firmes, de seguida bater as gemas com o açúcar até ficarem fofas e esbranquiçadas. 

Agora basta peneirar a farinha, o cacau em pó, o fermento e o sal e ir adicionando à mistura das gemas alternado com as claras em castelo, envolve com delicadeza até ficar uma massa homogênea e leve.

Coloca na forma e espalha bem a massa, leva ao forno por 10/15 minutos, como fica uma camada fina de massa na forma assa rápido, tens de estar com alguma atenção. 



Com o bolo feito e ainda morno retira do tabuleiro e para facilitar o processo de enrolar para formar a torta aconselho uma folha de papel vegetal na superfície em que vais desenformar. Coloca o doce de frutos vermelhos por todo o bolo e enrola com a ajuda da folha de papel vegetal, dobra um dos lados do bolo e depois vai enrolando com cuidado, deixa arrefecer por completo.

Enquanto o bolo arrefece coloca as natas a aquecer, mas sem levantar fervura, pica o chocolate e adiciona, mas já com o fogão desligado, deixa descansar por 5 minutos e depois mistura bem até ficar um creme de chocolate cremoso. Deixa arrefecer, vai servir depois para cobrir a torta e decorar.


Agora chegou a parte mais divertida, montar o tronco e decorar. Para dar forma de tronco corta duas fatias da torta e com o creme de chocolate 'cola' em lugares diferentes na torta, como mostro nas fotografias, mas todo este processo já no prato de servir.

Cobre todo o tronco com o creme de chocolate e alisa bem, mas nada de perfeição para dar o ar de tronco o que o torna também engraçado e com um ar rústico. Basta depois colocar as raspas de chocolate à volta e algumas por cima do tronco também, moldar cogumelos com a pasta de açúcar e decorar com pequenos galhos de pinheiro. 



Podes também polvilhar com açúcar em pó ou cacau como eu fiz. E que tal? É tão fácil e uma ideia engraçada para decorar a mesa de natal neste dia especial quando juntamos toda a família. 


Aproveita também para me seguir nas redes sociais:








1 comentário: