segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Gingerbread man

Mais uma semana, mais uma receita de natal, esta não é das mais tradicionais, mas já faz tempo que queria fazer esta receita e aqui está. Os gingerbread man nada mais são do que biscoitos com uma mistura de especiarias incluido o gengibre. 


São tradicionais em várias partes do mundo nesta época natalícia, são uma delicia, fáceis e super divertidos de se fazer. Se tiveres crianças em casa vai ser uma alegria para os mais pequenos e para os graúdos também, acredita.


Vais precisar de poucos ingredientes, mas no que toca a decoração talvez alguma paciência, mas o resultado vale bem a pena.

Ingredientes:

1/2 chávena de manteiga
100g de açúcar mascavado (se possível o aquele mais húmido)
1 ovo
450g de farinha de trigo
1/2 chávena de mel
2 c. chá de gengibre em pó
2 c. café de canela 
1 c. café de cravinho em pó
Noz moscada em pó q.b.
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Para o glacê:

1 clara de ovo
250g de açúcar em pó
Corantes alimentares em gel/pó (opcional)

Preparação:

Em uma tigela coloca a manteiga amolecida e o açúcar mascavado e bate até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Junta a pitada de sal, o mel e as especiarias, bate novamente até envolver bem.

Por fim junta a farinha e o bicarbonato de sódio peneirados, mistura bem, neste caso é melhor com as mãos mesmo, até ficar uma massa homogénea. Leva ao frigorifico por duas horas coberto com película aderente.


Depois de a massa ter repousado está na altura de esticar a massa com um rolo com a espessura de meio centímetro. Caso tenhas a forma de biscoito do gingerbread man bastar ir fazendo vários moldes, caso não tenhas podes sempre fazer à mão ou mesmo biscoitos com outras formas e decorar.

Leva ao frio por mais meia hora e enquanto isso liga o formo e pré-aquece a 180º. Leva os biscoitos a assar por 10/15 minutos deixando espaço entre eles.

Depois de assados deixa arrefecer completamente.


Para fazer o glacê é simples, mistura a clara com o açúcar em pó e bate bem com a batedeira até ficar um merengue bem consistente. Caso queiras adicionar corantes divide o glacê e junta o corante.

Para decorar coloca em um saco de pasteleiro com um bico de ponta fina, eu usei um da Wilton o nº3, caso não consigas arranjar corta uma ponta do saco muito fina e decora a gosto. 


Basta deixar secar o glacê de um dia para o outro e estão prontos os nossos biscoitos. Gostaste? Podes usa-los também para decorar a árvore de natal, neste caso antes de irem ao forno faz um furo na parte da cabeça e basta colocar uma fita depois de assados. Ah, e são uma excelente prenda de natal.

Aproveita para me seguir também nas redes sociais:


  





Sem comentários:

Enviar um comentário