quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O blog DIOGO DUARTE Lifestyle - Bolo de chocolate

Olá, para ti que não me conheces sou o Diogo Duarte, tenho 27 anos e sou de Sintra, desde sempre um amante da cozinha, especialmente no que toca a pastelaria. 

Antes de tudo queria começar por explicar o conceito do novo blog e o que pretendo com ele. O grande foco será a cozinha claro, a minha grande paixão, mas a minha vontade de abordar outros assuntos de que gosto era enorme, por isso decidi também incluir a moda onde vou mostrar alguns looks de que mais gosto e viagens, com isto terei ainda mais para te mostrar. 
No fundo quero dar-te a conhecer um bocado de mim e partilhar contigo três das coisas que mais gosto. Foram meses de dedicação para chegar ao resultado final, espero que gostes e que tires o maior proveito.

Agora sim podemos passar ao assunto, receitas! Novembro é o mês do meu aniversário e assim sendo decidi trazer não uma, não duas, mas sim cinco receitas dos bolos que eu mais adoro. Esta semana temos este menino, um bolo de chocolate, recheado e coberto com uma ganache deliciosa, que acredita, vais adorar! 



Ingredientes:

Para o bolo:
  • 4 ovos
  •  250g de açúcar
  • 150ml de óleo vegetal 
  • 125g de iogurte grego natural 
  • 1 c. sopa de extrato de baunilha 
  • 220g de farinha de trigo 
  • 1 c. chá de bicarbonato de sódio
  • 70g de cacau em pó 
  • 2 c. chá de fermento em pó 
  • 1 c. sopa de vinagre de cidra
  • 1 pitada de sal


Para o recheio e cobertura:
  • 400ml de natas para bater
  • 400g de chocolate de culinária 70%


Para decorar usei lascas de chocolate e framboesas, mas podes decorar da forma que mais gostares.


Preparação:

Antes de tudo pré-aquece o forno a 180º. Começa por peneirar os ingredientes secos, a farinha, o cacau, o fermento, a pitada de sal e o bicarbonato de sódio, reserva. 

Numa taça junta os ovos e o açúcar e bate até ficar fofo e volumoso, junta depois a baunilha, o óleo e o iogurte grego e mistura bem.

Aos poucos junta os ingredientes secos e envolve cuidadosamente com uma vara de arames, basta envolver, nesta massa não queremos desenvolver o glúten pois corremos o risco de ficar com uma massa muito pesada e o bolo perde toda a piada.


Leva ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até espetares um palito e sair seco. Depois de cozido deixa arrefecer por completo.

Entretanto enquanto o bolo coze prepara a ganache, pica o chocolate e coloca numa taça. Aquece as natas mas sem levantar fervura e deita por cima do chocolate picado, aguarda cinco minutos e depois envolve tudo com cuidado até ficar um creme homogêneo. Deixa arrefecer à temperatura ambiente. Com uma faca corta o bolo ao meio, agora basta rechear e decorar com a restante ganache do jeito que mais gostares.

No meu caso quis levar a ganache a outro nível e com muita paciência bati com a batedeira até ficar uma mousse, depois coloquei num saco de pasteleiro e decorei, mas se a vontade de comer o bolo for muita esquece este passo, mas acredita que vale muito a pena.


E que tal, gostaste? Fica com atenção, não vão faltar coisas boas por estes lados.



Segue-me também nas redes sociais:






2 comentários:

  1. já fazias um para a prima provar ♡♡

    ResponderEliminar
  2. Que delícia!
    Pode dizer-me qual o tamanho da forma sff, e onde arranja esses rolinhos de chocolate?

    ResponderEliminar