quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O melhor bolo de aniversário - Bolo de chocolate e Nutella

Dia 9 de novembro e adivinha quem faz anos? Eu, claro! E para comemorar os meus 28 anos trago-te o melhor bolo de aniversário de sempre. O tempo passa, ficamos velhos, mas com a idade há muita coisa boa que vem de acréscimo e acho que cheguei à perfeição com este bolo. 

Consegues imaginar um bolo de chocolate húmido, recheado e coberto com uma camada generosa de buttercream e Nutella? Ah e ainda leva macarons só para melhorar a coisa. 



Não é de todo a receita mais rápida e saudável do mundo, mas vale bem a pena 
acredita. Vamos então passar ao que interessa, ao bolo.


Ingredientes:

Para a massa:

  • ½ chávena de cacau em pó
  • ½ chávena de açúcar amarelo
  • 250 ml de água a ferver
  • 1 chávena e meia de farinha de trigo
  • ½ c. de sopa de fermento em pó
  • ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 chávena de manteiga à temperatura ambiente
  • 150g de açúcar
  • 1 c. de sopa de extrato de baunilha
  • 3 ovos
Para o recheio e cobertura:

6 claras de ovo
300g de açúcar 
470g de manteiga à temperatura ambiente
300g de Nutella



Preparação:

Começa por pré-aquecer o forno a 180º.

Em uma tigela junta o cacau em pó, o açúcar mascavado e a água a ferver, mexe bem e reserva.
Peneira a farinha, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio e reserva também.

Em outra tigela bate com a batedeira o açúcar e a manteiga até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. De seguida junta um ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição e por fim a baunilha.

Depois de tudo bem misturado adiciona aos poucos a mistura do cacau e a mistura da farinha com o fermento e o bicarbonato batendo sempre.

Unta uma forma de 20 cm com manteiga e cacau em pó. Leva ao forno cerca de 25/30 minutos ou até espetares um palito e este sair limpo. Eu dividi a massa em duas partes e cozi uma de cada vez, mas caso tenhas duas formas podes cozer ao mesmo tempo.

Deixa o bolo arrefecer completamente. 


Agora a parte um bocado mais complicada, mas a melhor, o buttercream.

Leva as claras e o açúcar ao lume em banho maria e vai mexendo, quando tocares nas claras e não sentires cristais de açúcar está pronto, cerca de 3 minutos. Coloca a mistura na taça da batedeira e bate em velocidade média alta cerca de 10 minutos até ficar um merengue consistente, a ideia é ficar à temperatura ambiente, para isso basta sentires a taça, se continuar morno envolve um pano molhado e deixa ficar por uns 5 minutos.

Quando estiver na temperatura desejada volta a bater e vai adicionando aos poucos mas de seguida colheradas de manteiga, sem parar de bater, depois de toda a manteiga adicionada deixa bater bem cerca de 10/15 minutos até ficar um creme bem fofo. Junta a baunilha e bate mais um pouco.

Este creme por si já é qualquer coisa, mas agora chegou a altura de juntar a nutella. Dividi o creme em duas partes, em uma parte coloquei a nutella e bati bem, a outra parte deixei normal.

Parte os bolos ao meio e recheia generosamente com o creme de nutella, até fazer as 4 camadas. Para cobrir o bolo podes dar o efeito de degrade como fiz, em uma metade o creme de nutella e na outra o creme normal, espalhas com a ajuda de uma espátula até ficar liso. A decoração fica a teu gosto, eu usei macarons para lhe dar um toque diferente. 

Este buttercream nunca deverá ir ao frio enquanto estiveres a trabalhar com ele, pois o creme solidifica e torna-se difícil decorar o bolo. Após decorares o bolo podes manter no frigorifico e quando fores dar esta maravilha a provar retira do frio uma hora antes, fica perfeito.



Gostaste? Aproveita para me seguires também nas redes sociais:









4 comentários:

  1. Diogo! Qual a capacidade das tuas chávenas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, eu uso chávenas para chá, a medida ao certo em peso nao sei dizer, mas se seguir as medidas mesmo com uma chávena um pouco maior ou menos irá correr bem na mesma :)

      Eliminar
  2. Many happy returns for your Birthday!
    Χαρούμενα γεννέθλια :)

    https://dinamighty.com/

    ResponderEliminar