quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Donuts

Quando se trata de receitas tenho tantas mas tantas para te mostrar que nem sei bem por onde começar, mas lembrei-me que esta receita de donuts seria a ideal. Quem não gosta destes maravilhosos bolinhos? Cobertos de açúcar ou até mesmo com a tua cobertura preferida, chocolate, doce de leite... aqui fica a dica.



É mais uma receita fácil, mas muito boa. Já testei vários donuts uns ficam melhores que outros, mas esta receita foi a melhor que consegui até agora. É uma massa base, depois dá asas à tua imaginação e coloca a cobertura que quiseres e decora à tua maneira, vamos a isso?


Ingredientes:

400g de farinha de trigo
5g de fermento de padeiro seco
2 ovos
1 pitada de sal
100g de açúcar mascavado
1 c. sopa de essência de baunilha
200ml de leite gordo morno
100g de manteiga derretida 
1 c. de café de canela em pó
Açúcar em pó q.b. para decorar


Preparação:

Em uma taça grande coloca o fermento, o açúcar e o leite morno, mexe bem e deixa repousar por 10 minutos.

Depois desse tempo coloca os ovos, a baunilha, a pitada de sal, a canela em pó e a manteiga derretida e mistura bem.

Agora basta misturar a farinha, mexer até formar uma massa homogênea, depois tens de amassar durante 10/15 minutos com as mãos ou com uma batedeira que tenha a opção de amassar.


Esta massa fica mole e pegajosa, no entanto se achares muito líquida acrescenta mais um pouco de farinha, deixa repousar durante 2 horas ou até duplicar de tamanho em um sitio mais quente, dentro do forno desligado, por exemplo.


Agora basta estender a massa com cerca de 1cm de altura e com um copo cortar os donuts, para fazer o furo característico dos donuts usei a parte de trás de um bico de pasteleiro, mas podes usar um copo mais pequeno ou algo que faça bem esta tarefa. Deixa levedar por 30 minutos.


Aquece em uma panela ou fritadeira o óleo e frica cerca de 3 minutos de cada lado até estarem dourados, depois de fritos coloca em cima de papel toalha para tirar o excesso de óleo e passa por açúcar em pó. 

Se o açúcar em pó não for o suficiente para ti derrete chocolate e mergulha cada donut até metade no chocolate, ficam ainda melhores!


Gostaste? Aproveita também para me seguir nas redes sociais:











1 comentário: